Segundo o último Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado pela ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente), o país gerou 44.464.751 toneladas de resíduos de construção civil e demolição (RCD), em 2023. 

Assim, a gestão adequada dos resíduos de construção e demolição é fundamental para minimizar os impactos ambientais, e a organização e limpeza nos canteiros de obras têm papeis essenciais para evitar o envio dos resíduos da construção aos aterros sanitários. 

A segregação e destinação correta dos materiais promovem a reciclagem e a reutilização, representando economia de recursos financeiros e ambientais. Entre as orientações para mitigar os recursos materiais da construção, estão:

Planejamento Adequado

Um planejamento eficiente ajuda a evitar desperdícios, permitindo a compra de materiais na quantidade correta e a utilização de técnicas construtivas que reduzam a geração de resíduos.

Reutilização de Materiais

Sempre que possível, reutilize materiais de outras obras ou reciclagem, como madeira e outros itens. 

Separação e Reciclagem

Separe os resíduos conforme o tipo de material (metais, plásticos, papéis etc.) para facilitar a reciclagem e evitar a contaminação cruzada.

Treinamento e Conscientização

Capacite os trabalhadores sobre a importância da redução de resíduos e as práticas corretas para gerenciamento. 

As empresas que adotam boas práticas de organização e limpeza em seus canteiros de obras demonstram o comprometimento com a segurança, eficiência e sustentabilidade, obtendo um diferencial competitivo. 

Assim, além da impactar a geração de resíduos, a organização e limpeza em obras proporcionam uma série de vantagens significativas, como:

Aumento da segurança

Um canteiro de obras bem-organizado diminui o risco de acidentes, como quedas, cortes e contusões, que podem ocorrer devido ao acúmulo de materiais e resíduos espalhados pelo local. A remoção de obstáculos e a correta disposição de ferramentas e equipamentos diminuem a probabilidade de incidentes.

Melhoria na eficiência operacional

Um canteiro de obras limpo e organizado facilita a localização de materiais e ferramentas, aumentando a produtividade. A correta disposição dos itens otimiza o espaço disponível, permite uma melhor circulação dos trabalhadores e máquinas. 

Bem-estar 

Um ambiente de trabalho limpo e organizado promove o bem-estar e a motivação dos trabalhadores. A sensação de segurança e conforto é ampliada, contribuindo para a satisfação e produtividade. Além disso, práticas de limpeza e organização estimulam a conscientização e o engajamento de todos na manutenção de um ambiente saudável e seguro.

Leia também

COLETA DE LIXO EM JUNDIAÍ

67 anos de história: é aniversário do Grupo Tejofran!